O dia mundial de luta contra as hepatites, celebrado em 28 de julho, será lembrado em São Leopoldo neste sábado (27) com uma ação promovida pelo Rotary, por meio dos grupos de Rotaract e Interact. A iniciativa da entidade ocorrerá simultaneamente em 50 países. No Município, ela acontece das 9 horas ao meio-dia na Rua Independência, ao lado do Café Senadinho e contará com a parceria do Senac e apoio da Sirius Transportadora. No local, alunos de enfermagem do Senac aplicarão testes rápidos de hepatite C. Ele é indolor, feito a partir de um pequeno furinho no dedo e o resultado sai, em média, em cinco minutos.

“Nosso foco são pessoas maiores de 40 anos que tiveram algum contato com sangue, por meio de transfusões, por exemplo, antes de 1990. Queremos alertar que a hepatite tem cura e medicação disponível para isso”, destaca a representante do Rotary Club São Leopoldo e da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), Mayara Ávila. De acordo com ela, pacientes que apresentarem resultado positivo para a doença na testagem rápida, serão encaminhados à Secretaria de Saúde de suas cidades e contarão com tratamento gratuito garantido pela ABPH, com sede em Porto Alegre. Este será o terceiro ano consecutivo que uma ação deste tipo será promovida pelo Rotary em São Leopoldo.

Nesta semana a secretária do Rotary Leste, Regina Osinski, o secretário do Rotaract, Gabriel Ribas, a representante do Rotary Club São Leopoldo e da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), Mayara Ávila, a presidente do Interact, Laura Franco e a presidente do Rotaract, Paola Lamberty, organizadores da ação na cidade estiveram no Jornal VS para divulgar a iniciativa. Segundo eles, o evento só será transferido para o próximo sábado em caso de chuva forte. Mais informações e detalhes por meio dos perfis dos grupos no Instagram @rotaractsaoleo e @icsaoleopoldo.


Fonte: Jornal VS